No dia 10 de abril, quinta-feira, o município de Muliterno recebeu a visita institucional do senhor Dirceu Dias, assessor do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella. A reunião ocorreu com a presença da secretária municipal de Administração, Cleciane Pelissaro Barrili, do chefe de gabinete Vagner Damini e da presidente da Câmara de Vereadores, Erinéia Cristina Silvestri.
Durante o encontro, foram debatidas pautas relevantes para o desenvolvimento local, com foco em ações que, por meio do apoio e da parceria com o Governo do Estado, poderão contribuir diretamente para o progresso do município.
A visita também teve como objetivo acompanhar o andamento dos cursos oferecidos em Muliterno por meio do programa RS Qualificação, iniciativa estadual que busca promover a capacitação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Desde o início de abril, produtores rurais gaúchos já podem emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs) pelo celular no portal do Produtor Online. Basta entrar no sistema pelo login gov.br e ir em emissão da GTA. A plataforma contempla GTAs de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equinos, asininos, muares, suínos, abelhas e peixes. Só em casos de exceção, onde existam exigências sanitárias específicas, o produtor ainda precisa ir às Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária do seu município.
O portal foi lançado recentemente pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Também fazem parte do público-alvo representantes de pessoa jurídica, responsáveis técnicos de diferentes áreas, médicos veterinários habilitados, entre outros.
De forma simplificada, a emissão de GTA pode ser feita com preenchimento de poucos campos:
– Selecionar a propriedade de origem dos animais;
– Selecionar a espécie animal que deseja emitir a Guia;
– Selecionar o destino dos animais (frigorífico ou outra propriedade);
– Informar a quantidade de animais em suas respectivas categorias;
– Informar os dados gerais;
– Finalizar a GTA na confirmação dos dados informados.
O tutorial completo para os serviços do Produtor Online, como a emissão da GTA, pode ser acessado no site da Seapi.
São emitidas, por ano, cerca de 1,6 milhão de GTAs e agora é possível, com orientações claras e de forma simples, emitir a Guia em qualquer aparelho mobile. Serão apenas sete etapas a serem preenchidas, com as informações necessárias. Também é possível fazer online o estorno ou cancelamento de uma GTA, o que antes só era feito presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.
A confirmação de recebimento de animais também poderá ser feita online e pelo celular. Assim que o produtor recebe uma GTA, o sistema já fará um alerta na primeira tela informando que ele possui esta Guia para confirmação. Isso evita pendências com o Serviço Veterinário Oficial e mantém o rebanho devidamente atualizado.
SOBRE O PORTAL
O novo portal do Produtor Online foi reformulado e modernizado. Agora o acesso ao sistema pode ser feito com o login gov.br, sem a necessidade do produtor se deslocar até uma Inspetoria para solicitar senha de acesso. As atualizações cadastrais, assim como informes sobre nascimentos e mortes de animais, poderão ser feitas facilmente, podendo o produtor estar sempre com sua “ficha” em dia.
O novo sistema também traz o recurso de notificações direcionadas para o perfil do cliente/produtor, onde o mesmo passará a receber alertas inerentes a sua atividade específica, personalizando o sistema e melhorando a comunicação com o produtor. Além disso, ele está mais responsivo, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo móvel.
A plataforma já contempla os serviços mais utilizados pelos produtores. “A ideia é que o produtor possa focar 100% no seu trabalho no campo, cuidar de seus animais, suas plantações, sem precisar se ausentar da sua propriedade, ter deslocamentos, gastos para executar atividades burocráticas. E esta ferramenta proporciona isto, fazer tudo de forma simples, prática e na palma da mão, tornando a produção rural cada vez mais eficiente”, destaca o gerente de projetos da Agricultura Digital da Seapi, Daniel Gallina.
Além disso, o portal traz também links para acesso direto ao Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), sistema com informações agrometeorológicas importantes ao produtor.
O desenvolvimento dos novos sistemas foi realizado pela gerência de projetos da Agricultura Digital da Seapi em parceria com a Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RS).
Ficar com a voz rouca pode ser apenas uma das consequências de uma infecção na garganta, ou do uso excessivo das cordas vocais, mas este também é o primeiro sintoma de um problema muito mais grave: o câncer de laringe.
“Esse tipo de câncer é responsável por cerca de 2% dos tumores que afetam a população no Brasil, e, em dois terços dos casos, os tumores estão localizados na região da prega vocal. Esse tipo de câncer pode ser facilmente tratado com cirurgia ou radioterapia, se for descoberto na fase inicial, com chance de índice de cura acima de 90%. Mas há uma estimativa de que 80% dos diagnósticos de câncer de laringe no Brasil são feitos em estágios mais avançados”, revela o membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Daniel Dávila.
Alerta
A associação aproveita o Dia Mundial da Voz, nesta quarta-feira (16), para reforçar o alerta de que casos de rouquidão que se prolonguem por mais de duas semanas devem ser examinados por um especialista, assim como outros sintomas que podem parecer inofensivos como pigarro, aquela sensação de bolo na garganta, dor persistente na garganta por mais de duas semanas, nódulos endurecidos e doloridos no pescoço que algumas vezes podem vir associados a uma dor de ouvido são os principais sinais de alarme de alguma doença mais grave”, observa Dávila.
O médico salienta que a vigilância deve ser ainda maior para quem faz parte de alguns grupos de maior risco. “O principal agente etiológico para o paciente ter lesão pré-maligna na prega vocal é o tabagismo. E se esse tabagismo vier associado com o consumo de álcool existe uma sinergia entre esses fatores que pode aumentar em até 40 vezes as chances de o paciente ter um câncer de laringe”, enfatiza.
O risco de desenvolver lesões cancerígenas também é maior para trabalhadores que inalam algum pó e componentes químicos. O diagnóstico inicial pode ser feito por um otorrinolaringologista por meio de exame clínico, combinado com videolaringoscopia.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que, a partir deste final de semana, as temperaturas vão começar a cair no Estado, e tudo indica que vem aquele friozinho típico, que pede muito agasalho.
No sábado (19), o dia começa com temperaturas mais baixas em relação aos dias anteriores. Os termômetros variam entre 8°C e 20°C pela manhã e entre 14°C e 25°C à tarde. Ao longo da tarde e da noite, há um declínio acentuado das temperaturas, fazendo com que as mínimas ocorram à noite, variando entre 3°C e 16°C.
Já no domingo (20), as temperaturas diminuem ainda mais. As mínimas ficam entre 2°C e 13°C, com chance de geada nas regiões mais elevadas do Sul gaúcho. As máximas variam entre 18°C e 25°C.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Coasa reforça o seu comprometimento com a sustentabilidade e com uma prática que exalta a intercooperação. No dia 31 de março, a cooperativa recebeu o certificado que assegura a renovação do uso do Selo de Energia Renovável. O reconhecimento foi concedido por meio de avaliação e certificação realizada pela Coprel, cooperativa de eletrificação sediada em Ibirubá e com abrangência regional.
O selo evidencia que a Coasa utiliza energia limpa em suas atividades proveniente de fontes renováveis e incentivadas. Essa energia é gerada a partir de usinas hidrelétricas de baixo impacto ambiental, eólicas e solares. O certificado garante que a prática contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, promovendo a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE). No período de janeiro a dezembro de 2024 a redução da emissão desses gases foi de 141,246 toneladas de dióxido de carbono (tCO2). A tonelagem é mais que o dobro do montante reduzido na última certificação, que foi de 69 toneladas, em 2023.
O cálculo foi realizado com base no relatório do GHG Protocol, regulado pela Fundação Getúlio Vargas, que utiliza métodos e diretrizes padronizadas globais para medir e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa. O protocolo possui validade internacional e toma por base a emissão de GEE para atendimento da carga no SIN.
Nove unidades contempladas com a geração de energia renovável A Coasa possui autoprodução de energia por painéis fotovoltaicos na Sede Administrativa, no Supermercado Coasa e na Unidade de Recebimento de Grãos do Engenho Grande em Água Santa; e nas Unidades de Recebimento de Grãos de Camargo, Caseiros, David Canabarro, Lagoa Vermelha, Marau (Laranjeiras) e Santo Antônio do Palma. Além disso, a cooperativa compra energia do Mercado Livre de Energia para as Unidades de Recebimento de Grãos de Água Santa (Saída para Tapejara), Casca, Gentil, Lagoa Vermelha, Santa Cecília do Sul e de São José do Ouro.