A Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) realizou, na tarde desta quinta-feira, 9 de janeiro, a eleição de sua nova diretoria e do conselho fiscal para a gestão 2025. Na Casa dos Municípios, localizada na Universidade de Passo Fundo (UPF), prefeitos das cidades que integram a entidade elegeram o presidente, vice-presidentes, secretários e membros titulares e suplentes, que tomaram posse no ato.
A diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Jeanice Fernandes – prefeita de Camargo
1º Vice-presidente: João Mânica – prefeito de Coxilha
2º Vice-presidente: Nelcir Stefenon – prefeito de Montauri
1º Secretário: Daniel Morandi – prefeito de Serafina Corrêa
2ª Secretária: Naura Bordignon – prefeita de Marau
Tesoureiro: Edilson Romanini – prefeito de Nova Alvorada
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos como membros titulares: Lauro Antônio Benedetti, prefeito de David Canabarro; Odacir Manhabosco de Mello, prefeito de Ciríaco e Gilberto Szimainski, prefeito de Santo Antônio do Palma; Já os membros suplentes escolhidos foram: Adroaldo Seben, prefeito de Vila Maria; Marcelo Felini, prefeito de Nicolau Vergueiro e Ereneu Bogoni, prefeito de Vanini
Fundada em 2009 e com 23 municípios associados, a Ampla tem atuação institucional, política e técnica, com o objetivo de fortalecer o municipalismo, promover a troca de experiências, cooperar entre as cidades, qualificar gestores e servidores municipais e prestar assessoramento às prefeituras.
A presidente eleita, Jeanice Fernandes, comentou a importância da Associação para o fortalecimento dos municípios. “Quando trabalhamos unidos, quem ganha é a região e a comunidade. Fico muito feliz em ser a primeira mulher a assumir a presidência da Ampla, destacando que, na eleição de 2024, foram eleitas duas prefeitas e duas vice-prefeitas, o dobro da gestão anterior”, ressaltou.
Após a eleição da nova diretoria, o presidente anterior, Fernando Perin, recebeu uma homenagem por meio do descerramento da placa na galeria de presidentes da entidade.