A Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM), realizou, na última terça-feira (12), a soltura de uma fêmea de mão-pelada (Procyon cancrivorus), no interior do município de Casca.

Há algumas semanas, a fêmea foi resgatada pelos bombeiros militares e encaminhada até o Hospital Veterinario da Universidade de Passo Fundo (UPF) para receber
cuidados médicos, pois estava com lesões nas patinhas dianteiras. Ontem (12), a Dra. Micheli Ataíde, médica veterinária, solicitou à equipe do 3º BABM para conduzir a soltura do animal silvestre.
Com técnica de manejo de animais silvestres e equipamentos adequados, os policiais militares reinseriram a fêmea em seu habitat natural, uma área preservada de mata nativa.
CURIOSIDADES
De vida noturna e pelagem acinzentada e lembrando os Guaxinins Norte-americanos, o mão-pelada pode chegar até 1 metro de comprimento (do focinho à cauda). Possui uma máscara de pelos escuros ao redor dos olhos e anéis de pelos intercalados de faixas pretas na cauda.
De dieta onívora, alimenta-se de frutos, sendo considerado bom dispersor de sementes, em especial da palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana), assim como de pequenos roedores, aves, anfíbios, peixes, moluscos, crustáceos e insetos, sendo os dois últimos os principais itens de sua dieta.
Um aspecto interessante é que este animal costuma lavar os alimentos antes de comer, ocorrendo portanto próximos a cursos d’água e mata ciliar. Outra informação interessante é que, quando há abundância de alimentos de origem antrópica (lixeiras e comedouros), podem passar a se alimentar principalmente disso.
Fonte: Comunicação Social 3º BABM