História e ficção se entrelaçam em “Colônia de Guaporé – Últimos Imigrantes”. O livro retrata o processo imigratório entre Brasil e Itália no final do século XIX, através da história de Maria, que junto com sua família embarca em uma viagem em busca do que não podiam ter em seu país.
A obra “Colônia de Guaporé – Últimos Imigrantes” será lançada no dia 22 de outubro, terça-feira, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Vanini/RS. A entrada no evento é gratuita e aberta à comunidade.
A trama tem autoria do historiador Jacson Vilian Vicensi, natural de São Domingos do Sul. Ainda, o momento também contará com uma roda de conversa sobre a obra e que tem como convidados a pós-doutora em História Marinilse Marina, o doutor em Letras Josué Rodrigues Frizon e o psicólogo, palestrante e escritor Elton Siqueira.
Em suas páginas, o livro conta com conflitos familiares, rejeição e escassez, que perseguiram a família Bellini, uma das tantas famílias italianas que chegaram ao Brasil durante um dos maiores processos imigratórios já registrados.
“Analisar a questão comportamental de nossos antepassados é essencial para que possamos identificar prováveis comportamentos abusivos e inadequados e quebrar esses padrões para libertar as próximas gerações desses traumas”, ressalta Jacson sobre a importância da temática abordada em sua primeira obra a ser lançada.