Recentemente, foi registrado um caso de dengue em Vanini. A ocorrência é alóctone, ou seja, a confirmação da doença ocorreu no município, mas ela foi adquirida em outra localidade.
O caso foi identificado pela Unidade Básica de Saúde Municipal e comunicado ao setor da Vigilância Ambiental, que iniciou o protocolo estabelecido pela 6° CRE. O primeiro procedimento é a realização do Ponto Vetorial Espacial (PVE) em um raio de 150 metros ao redor da residência do caso confirmado ou suspeito.
Após as vistorias e a eliminação de possíveis focos de larvas de dengue, há a aplicação do Ultrabaixo Volume (UBV) nos quarteirões visitados que possuíam larvas positivas para o mosquito da dengue e ainda nas redondezas da casa do infectado. Também é sugerida no protocolo a aplicação da Borrifação Intradomiciliar (BRI) na residência do infectado, caso haja concordância dos moradores.
No dia 11 de setembro, quarta-feira, foi realizado o PVE nas redondezas do caso confirmado de dengue pela Agente de Combate a Endemias, em conjunto com a Vigilância Sanitária e as Agentes Comunitárias de Saúde. Em razão do tempo mais seco, não foram encontrados focos do mosquito da dengue. Mesmo assim, será realizada a aplicação do UBV nas residências próximas ao caso confirmado para que haja e eliminação de possíveis mosquitos adultos.
“Apesar dos casos positivos que vêm sendo notificados no município, não há indícios de que o mosquito da dengue daqui esteja contaminado, já que não temos surtos da doença e apenas casos isolados e alóctones. No entanto, tudo indica que estamos cada vez mais perto do vírus, já que estamos enfrentando uma situação complicada no estado e na região”, afirma a Agente de Combate a Endemias, Ana Carolina Razera.
A agente destaca ainda que a população é a ferramenta de combate à dengue mais efetiva, já que todos podem realizar a manutenção dos seus terrenos para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, é solicitada atenção redobrada nos seguintes cuidados:
– Manter caixas de água bem tampadas e com tela, além da manutenção da aplicação do cloro semanal.
– Realizar a manutenção das calhas ao menos uma vez ao mês.
– Manter as lonas bem esticadas para evitar o acúmulo de água.
– Manter os pneus em locais cobertos.
– Manter os pratos de flores sempre com areia.
– Realizar a limpeza semanal das piscinas instaladas tanto no inverno quanto verão.