Você sabe como a ciência é feita dentro de uma universidade? Como surgem as ideias e como elas são colocadas em prática? Essas são algumas das perguntas que o professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos vai tentar responder em sua palestra na abertura da XI Semana do Conhecimento. O evento, neste ano, tem como tema Originalidade e Criatividade – Ciência e Inovação e a palestra de abertura, que ocorre na noite dia 2 de setembro, no Centro de Eventos, vai debater “ A ciência na Universidade, um processo formativo”.
De acordo com o professor Leonardo, a proposta da conversa é mostrar a ciência como processo formativo, como ela inicia na Universidade, como os estudantes chegam com suas demandas, suas ideias e quais caminhos ela percorre, além de mostrar as características da ciência dentro de uma universidade. “Diferente de outras instituições, a universidade devolve para a sociedade. Levando em conta que a ciência é muito ampla, então, não estamos falando apenas de iniciação científica ou ações de extensão, estou falando de sala de aula. Então, minha proposta é destacar como esse processo científico está por trás do processo formativo em geral e de que forma isso repercute na sociedade como um todo”, explicou.
Além da palestra de abertura, a Semana do Conhecimento contará com sessões de apresentações de trabalhos, oficinas, palestras, simpósios e reuniões integradoras. A programação ainda contempla a 4ª edição do Uma Noite pelo Mundo: Diversidade Cultural na UPF, evento que busca celebrar as diferentes culturas que estão presentes na região de abrangência da Instituição. As atividades ocorrem de forma presencial por todo o Campus I, com ações nos campi de Casca, Carazinho e Lagoa Vermelha.
A programação completa assim como os horários das sessões de apresentação estão disponíveis no link: upf.br/semanadoconhecimento/programacao
INSCRIÇÕES ABERTAS
Para participar das atividades, os estudantes devem realizar sua inscrição na modalidade ouvinte, podendo optar por se inscrever com ou sem emissão de certificado, pelo link.