Nos dias 6 e 7 de agosto, foi realizado, no município de Vanini, o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação contou com a participação da Agente de Combate a Endemias e Laboratorista Municipal, das Agentes de Saúde Municipais e da Vigilância Sanitária Municipal. Foram visitados 367 imóveis, onde houve coleta de quatro amostras negativas para o mosquito da dengue.
O levantamento ainda contou com a supervisão da 6° Coordenadoria do Estado do RS durante a sua execução. A partir da supervisão, foram contatados locais como: piscinas sem tratamento, caixas de água mal vedadas, bebedouros de animais com larvas e pneus dispostos a céu aberto. Com isso, os respectivos moradores foram avisados dos problemas encontrados.
Ressalta-se também que, apesar do inverno rigoroso que o Estado atravessa, ainda assim larvas foram encontradas. Por isso, os cuidados contra o Aedes aegypti devem continuar durante todas as estações do ano. Já que a atividade do mosquito apenas diminui no inverno, mas não cessa.
Vanini é um município infestado pelo mosquito da dengue desde 2018 e com isso vem realizando incansavelmente o trabalho de conscientização da população. No entanto, a Agente de Combate a Endemias destaca que a população é a ferramenta de combate à dengue mais efetiva, já que todos podem realizar a manutenção dos seus terrenos para evitar a proliferação do vetor.
Portanto, é necessário ter atenção redobrada, mesmo no inverno, nos cuidados contra a dengue:
– Manter caixas de água bem tampadas e com tela, além da manutenção da aplicação do cloro semanal.
– Realizar a manutenção das calhas ao menos uma vez ao mês.
– Manter as lonas bem esticadas para evitar o acumulo de água.
– Manter os pneus em locais cobertos.
– Manter os pratos de flores sempre com areia.
– Realizar a limpeza semanal das piscinas instaladas tanto no inverno quanto no verão.