Parte do Rio Grande do Sul amanheceu nesta quinta-feira com nevoeiro e cobertura de nuvens baixas, o que persistia ainda no final da manhã em diversas cidades do Estado.
As nuvens baixas e o nevoeiro foram consequência de um maior resfriamento durante a noite em superfície sob tempo aberto e vento calmo, com ingresso de ar mais quente em altitude, favorecendo a inversão térmica.
Diversas cidades gaúchas registraram mínimas baixas nesta quinta-feira, sob condição de tempo aberto e pouco vento, o que favorece um acentuado resfriamento noturno. Em alguns pontos, o frio trouxe até geada.
Estações meteorológicas registraram mínimas de 0,2ºC em Soledade; 0,4ºC em Pinheiro Machado; 1,0ºC em Vacaria; 2,3ºC em Lagoa Vermelha; 2,4ºC em Esmeralda; 2,7ºC em Ernestina, Monte Alegre dos Campos e São José dos Ausentes; 2,8ºC em Tapera; e 3,0ºC em Muitos Capões.
Na tarde de hoje, a nebulosidade baixa se dissipou e o sol apareceu, mas em algumas localidades a cobertura de nebulosidade baixa persiste durante toda a segunda metade do dia.
Na noite desta quinta, repete-se o processo e novamente começa a se formar nevoeiro ou camadas de nuvens baixas em muitos locais do Rio Grande do Sul, o que vai fazer com que parte do estado novamente comece a sexta-feira com frio e tempo encoberto por nebulosidade baixa, neblina e nevoeiro.
Fonte: MetSul Meteorologia