O fim de semana no Rio Grande do Sul será marcado por chuva e temperatura baixa na reta final da onda de frio intensa e prolongada que se iniciou ainda no final de junho, com mais de duas semanas de marcas abaixo da média nos termômetros.
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul neste sábado, mas o sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos do estado, especialmente no Oeste, Centro e no Sul no decorrer do dia.
Na segunda metade deste sábado, entretanto, a cobertura de nebulosidade aumentará no território gaúcho. Até o final do dia, a maior parte da Metade Norte e pontos do Centro e do Oeste devem ter chuva por um centro de baixa pressão, com instabilidade avançando a partir de Santa Catarina.
Já o domingo será de tempo instável no Rio Grande do Sul pela atuação de uma área de menor pressão atmosférica no Sul do Brasil. Muitas nuvens cobrem o estado e trazem chuva desde cedo para a grande maioria das localidades durante o dia.
Chove mais, até com intensidade moderada a forte em alguns momentos, entre os vales, Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte neste domingo. Pontos mais a Oeste e ao Sul gaúcho podem ficar sem precipitação, apenas com aumento de nebulosidade.
Não faz tanto frio como nos últimos dias, mas o domingo será de temperatura baixa no estado e com alta umidade. As menores mínimas seguem ocorrendo na fronteira com o Uruguai. Na Serra e em outras áreas de maior altitude, nevoeiro e neblina cobrem muitas cidades no decorrer do dia.
Fonte: MetSul Meteorologia