22, nov, 2024
InícioGeralCoasa reforça compromissos de união, solidariedade e sustentabilidade neste Dia Internacional do...

Coasa reforça compromissos de união, solidariedade e sustentabilidade neste Dia Internacional do Cooperativismo

Todos os anos, no primeiro sábado do mês de julho, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Para marcar a data, no dia 6 de julho aconteceu o Dia C – Dia de Cooperar, que busca destacar a importância deste modelo socioeconômico baseado na união de pessoas para a gestão democrática e participativa de empreendimentos coletivos, visando benefícios comuns.

Nesse contexto, no Dia C – que é realizado desde 2015 como um compromisso firmado entre as cooperativas, acontecem diversas ações voluntárias promovendo o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Na Coasa, cada filial determinou uma ação dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para atuar e beneficiar alguma entidade e/ou instituição. 

Entre as ações estão, por exemplo, coleta e entrega de donativos (alimentos, produtos de higiene, artigos de limpeza, material escolar) para famílias atingidas pelo desastre climático do Rio Grande do Sul, produção de ração para produtores rurais de municípios em calamidade, construção de hortas e plantio de árvores em organizações assistenciais como lares de crianças e idosos e em escolas, realização de palestras sobre saúde mental e outros temas além do recolhimento de resíduos de óleo e filtro para a destinação correta.

A Equipe da Fábrica de Rações produziu 186 toneladas de ração para bovinos leiteiros, com o apoio do Grupo Integração, e entregou o produto para produtores atingidos pela enchente na Região do Vale do Taquari. O Supermercado Coasa foi ponto de recebimento de doações de roupas, alimentos e brinquedos para famílias atingidas pelas enchentes e, também, fez a divulgação do Pix Solidário da cooperativa que também busca auxiliar as famílias dos municípios em calamidade. 

As equipes de Laranjeira, Gentil, Santo Antônio do Palma, Engenho Grande, Camargo e de Casca realizaram a coleta de roupas, alimentos, material de limpeza, material escolar e outros suprimentos para encaminhar aos afetados pelas enchentes. Na quarta-feira, 03/07, a cooperativa efetivou a entrega dos donativos ao Centro de Formação Regional, instalado no antigo Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Meio, que irá distribuir às famílias que precisam desse apoio.

A filial de Caseiros atuou na reimplantação do horto medicinal de Muliterno, com a realização de atividades desde a limpeza do terreno, construção dos canteiros até o plantio das mudas. O trabalho contou com a parceria da APAE, escolas do município e comunidade. A unidade de David Canabarro optou por realizar um mutirão para construir uma horta sustentável na Escola Estadual Augusto Vanzela, na Comunidade Salete. 

Uma visita guiada ao horto medicinal da Coasa com a Escola de Educação Infantil Educare foi a atividade desenvolvida pela filial de Tapejara. As equipes de Lagoa Vermelha e de Tupanci do Sul atuaram na criação de uma horta no Lar do Idoso e outra no Lar da Menina, visando estimular o convívio entre as crianças e também idosos com a produção própria de verduras, temperos, chás e algumas mudas de árvores frutíferas. 

Na unidade de São José do Ouro foi realizada uma palestra de conscientização voltada aos adolescentes do município, com temas voltados à depressão e à conscientização para o não uso de drogas. A equipe da Matriz promoveu um encontro de confraternização e entregou presentes aos senhores do Lar do Idoso de Tapejara.

Já a unidade de Santa Cecília promoveu o plantio de mudas frutíferas no viveiro da escola Estadual da localidade. E a equipe dos Postos Coasa e do TTR desenvolveram uma campanha de recolhimento de resíduos contaminados como óleo lubrificante e filtros para a destinação correta, evitando o descarte no meio ambiente.

Ainda, a Coasa incentivou seus associados a doarem valores através de pix e/ou milho, soja e trigo armazenados para a produção de ração aos produtores do Vale do Taquari. Com essas arrecadações, mais de 20 toneladas de ração para o gado serão industrializadas e entregues nos próximos dias – conforme a demanda da região.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS