As equipes da Defesa Civil Estadual e da Sala de Situação do Estado estão monitorando o avanço de uma frente fria que poderá ocasionar o retorno das chuvas para o Estado.
Entre os dias 15 e 17 de junho as instabilidades atingem todas as regiões, sendo que os maiores acumulados devem ocorrer na região dos Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra, onde os volumes poderão variar entre 150 mm a 200 mm acumulados durante o período.
Esta condição se dará por causa da formação de um novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período.
A Defesa Civil do RS já está articulando junto às prefeituras a adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção, desobstrução e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores, permitindo a adequada vazão e escoamento dos eventuais volumes de chuvas que possam ocorrer.
Também está orientando os municípios a avaliarem as áreas de risco propensas a movimentos de massa, para que as medidas preventivas possam ser adotadas oportunamente.