Hoje, dia 4 de junho, é uma data muito especial para a família Tibola. Em 1924, nascia Carmelino Tibola, conhecido como Mélo, descendente dos primeiros moradores de Monte Cuco, atual município de Vanini.
André Marcelino Tibola e Maria Piazza, pais de Carmelino, chegaram na Linha Tibola em agosto de 1917. Mélo passou seus primeiros anos ajudando a família na roça, sendo alfabetizado pelo pai. Fez parte do coral da família Tibola, apresentando-se nas missas, inclusive em latim, nas capelas de São Domingos do Sul e David Canabarro.
Carmelino casou-se com Gema Luza em 19 de abril de 1950 e passou a residir na Linha Caravággio, pois havia adquirido o moinho colonial e ferraria de Abele Tibola, seu tio. No local, nasceram os filhos Leida, Atair e Irineu. Em 3 de fevereiro de 1955, o casal passou a residir junto aos pais de Carmelino, local onde ele vive até hoje. Ali nasceram os filhos: Cládio, Élia, Alaíde, Telmo, Artêmio, Cleto, Judite e Lizete. A esposa Gema faleceu em 15 de maio de 2021, aos 90 anos de idade.
Apesar dos problemas de saúde, Carmelino impressiona a todos pela disciplina, perseverança, superação e religiosidade. Para comemorar os 100 anos, no último domingo (2), a família organizou um almoço com a participação de todos os filhos, netos e bisnetos.