No difícil momento da perda de um familiar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Casca apoia e auxilia as famílias agricultoras associadas. No caso de falecimento de um associado, a família conta com o suporte financeiro através do Auxílio Pecúlio e do Fundo de Amparo Social da Contag.
Estas ações ajudam a proporcionar maior segurança e suporte aos agricultores familiares e suas famílias em momentos de necessidade. Saiba mais sobre cada um desses programas:
Fundo de Amparo Social da Contag
Este fundo oferece um auxílio financeiro de R$ 1.100,00 aos familiares dos associados em caso de falecimento. O valor pode ser utilizado para cobrir despesas com o funeral ou qualquer outra necessidade do grupo familiar, sem a necessidade de comprovação das despesas. Este benefício está disponível para todos os associados que estiverem com suas mensalidades em dia, sem custos adicionais.
Auxílio Pecúlio
O STR de Casca também oferece o Auxílio Pecúlio, que consiste no pagamento de até um salário mínimo para a família do associado, dependendo do tempo de associação ao sindicato. Este auxílio oferece suporte financeiro adicional no momento de perda, assegurando que a família possa enfrentar este período difícil com maior tranquilidade.
Documentação e prazos
Para a concessão do Fundo de Amparo Social, é necessária a apresentação de documentos como cópia da certidão de óbito do associado, documentos pessoais do falecido e do dependente, comprovante de residência e de parentesco, além de um requerimento assinado. Os interessados devem fazer o requerimento dentro de 180 dias após o óbito, e o auxílio é concedido dentro de 30 dias após a entrega de todos os documentos necessários.
“Estes suportes reafirmam o compromisso do nosso sindicato em apoiar seus associados não apenas em sua atividade profissional, mas também em seus momentos mais difíceis e desafiadores”, explica o presidente do STR de Casca, Nauro Nizzola.
Mais informações sobre como acessar esses benefícios podem ser acessadas pessoalmente no STR de Casca ou pelos fones (54) 3347-1172 ou WhatsApp (54) 99985-8858.