16, maio, 2025
InícioAgriculturaProdutores de leite de Muliterno colhem resultados das políticas públicas estaduais e...

Produtores de leite de Muliterno colhem resultados das políticas públicas estaduais e municipais

A atividade leiteira é de grande importância para o município de Muliterno. Com uma produção anual que gira em torno de 6.500.000 litros, garante renda para cerca de 60 famílias de produtores rurais. Após ter passado por períodos de dificuldades, hoje os agricultores comemoram os bons tempos da atividade, além disso, os incentivos recebidos no último semestre colaboram com este sucesso.

Em uma ação conjunta entre a Emater/RS-Ascar, responsável pelos projetos técnicos, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) foram buscados recursos do Programa Estadual de Sementes e Mudas Forrageiras para aquisição de sementes de cultivares forrageiras de inverno com alta capacidade de produção e baixo custo ao produtor, visto que o programa estadual subsidia 50% do custo de aquisição das sementes. Dessa forma, o agricultor sente-se mais seguro para investir e pode adquirir sementes de alta qualidade.

Outra iniciativa, dessa vez do poder público municipal, teve ampla adesão dos produtores, foi o incentivo à produção de silagem. A Prefeitura de Muliterno coloca um valor de R$ 600,00 por hectare de forragem colhida podendo beneficiar até 10 hectares/família/ano.

“Estas iniciativas somadas vêm dando a oportunidade aos produtores de leite de permanecer na atividade com ânimo e persistência para seguir produzindo cada dia mais”, avalia o extensionista da Emater/RS-Ascar, Roniel Motta. Ele destaca a importância dessas políticas públicas. “É bom para a agricultura familiar e também para nós que trabalhamos com Extensão Rural, pois desta forma os resultados acontecem mais rápido e garante que o agricultor possa continuar produzindo e agregando renda na pequena propriedade”, explica.

O produtor Elio Francisco Longaretti está muito satisfeito com o apoio recebido e considera de grande importância. Segundo ele, já estava disposto a vender os animais e desistir da atividade, mas com os incentivos recebidos, está motivado a continuar produzindo. Ele relata que está sempre disposto a seguir a orientação técnica prestada pela Emater/RS-Ascar na sua propriedade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS