A nova edição do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgada na quinta-feira (8), apresentou o ranking de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. A pesquisa, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, reúne dados oficiais que são divididos em três áreas: emprego/renda, saúde e educação, eixos consagrados na mensuração do desenvolvimento humano.

Os indicadores refletem os avanços e desafios socioeconômicos, desde o acesso aos serviços até sua efetividade para a população. A edição 2025 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) avaliou 5.550 municípios brasileiros, que concentram 99,96% da população do país. Na região, Casca é o município destaque com índice de 0,84, sendo o 74º colocado no país e 8º no Rio Grande do Sul.

O prefeito Jurandi Perin comemora a avaliação do município e reforça: “Tivemos uma avaliação muito boa com destaque na área de emprego e renda, bem como os demais eixos, saúde e educação, que foram bem avaliados. Nós, enquanto gestores, temos a missão de trabalhar para que nossos índices sejam ainda melhores nas próximas avaliações e essa é a nossa meta: trabalhar de forma inovadora para alcançar patamares de destaque em todos os segmentos”.
