22, abr, 2025
InícioAgriculturaChuvas prejudicam colheita da soja no Estado

Chuvas prejudicam colheita da soja no Estado

Conforme o último Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a ocorrência de chuvas no início da última semana paralisou a colheita da soja no Estado, sendo retomada nas regiões conforme a redução da umidade e a possibilidade de entrada de máquinas para executar a operação. No Sul do Estado, choveu em volumes significativos, impedindo o avanço da operação. Na Metade Oeste, as lavouras em relevo plano não foram colhidas devido à umidade. Ao Norte e Centro, a partir da segunda metade do período, os trabalhos foram retomados e a colheita atinge 60%.

Houve melhor uniformização da maturação nas lavouras por meio do uso de dessecantes químicos, impulsionado pela umidade adequada. As perdas têm aumentado conforme o avanço da colheita, mas áreas mais atrasadas apresentam bom desenvolvimento.

Ainda restam 35% das lavouras em maturação (R7) e 5% em enchimento de grãos (R5), beneficiadas pelas chuvas do período, melhorando o potencial dessas áreas. Continua a aplicação de fungicidas em lavouras tardias, que apresentam ótimo potencial produtivo.

MILHO

A colheita do milho evoluiu pouco na última semana em virtude das chuvas, atingido 88% do total da área cultivada. Porém, os cultivos em desenvolvimento foram beneficiados pelas precipitações e apresentam expectativa favorável de rendimento. Outros 8% da área cultivada estão em fase de maturação, 3% em enchimento de grãos e 1% em floração.

Na região de Santa Rosa, áreas colhidas na safra apresentaram produtividade média regional de 7.696 kg/ha, considerando as de sequeiro (sem irrigação) e as irrigadas. Esse resultado surpreendeu alguns produtores, que previam perdas maiores devido aos períodos de estiagem, que afetou algumas lavouras de sequeiro durante as fases cruciais de floração e enchimento dos grãos. O milho safrinha está em pleno florescimento e enchimento de grãos, e há boa perspectiva de produtividade. A cultura tem se desenvolvido bem em função das chuvas regulares, e a maior parte da colheita será destinada à silagem para o rebanho bovino leiteiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS