Na noite de segunda-feira, 14 de abril, durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Casca, foi aprovada por unanimidade a Moção de Aplauso nº 07/2024, de autoria do vereador Alex Piano. A moção homenageia todas as escolas do município de Casca pela conquista da classificação ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.

A premiação, recebida em Brasília/DF no mês de fevereiro, reconhece as escolas municipais pelo excelente desempenho nas áreas de gestão escolar e qualidade no ensino, conforme as exigências do Ministério da Educação (MEC).
Casca foi uma das cidades brasileiras a conquistar a classificação ouro do selo, destacando-se entre os mais de 4.600 municípios que participaram da avaliação. No total, 13 Estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios foram agraciados com o Selo Ouro, enquanto outros 9 Estados e 1.062 municípios receberam o Selo Prata, e 3 Estados e 533 municípios foram contemplados com o Selo Bronze. O Rio Grande do Sul obteve a classificação Bronze nesta edição.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, lançado em setembro de 2024, faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer as boas práticas e estratégias adotadas pelos municípios na promoção da alfabetização infantil. Este reconhecimento, além de valorizar a qualidade do ensino nas escolas casquenses, também garante ao município o acesso a mais recursos financeiros e programas de apoio, tanto a nível estadual quanto federal, impulsionando ainda mais o desenvolvimento da educação local.
A Moção foi entregue às escolas de Casca, sendo elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Homero Lima, Escola Municipal de Educação Infantil Severino Damo, Escola Municipal Cívico Militar de Ensino Fundamental Ana Paula Fincatto, Escola Estadual de Ensino Fundamental Vitória, Escola Estadual de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti, Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel da Nóbrega, Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel de Oliveira Lima, Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva, Escola Estadual de Ensino Médio Wilson Luis Maccarini, Escola Infantil Doce Infância, Escola Infantil Menino Maluquinho e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.