O projeto Academia Gerir, promovido pela Resolpec – distribuidora de produtos veterinários, parceira da Coasa, foi concluído na quarta-feira (2), após seis módulos voltados ao aprimoramento de manejo na produção leiteira. O treinamento, que iniciou em outubro de 2024, teve como foco a criação correta das bezerras e a qualidade do leite, combinando atividades teóricas e práticas. Participaram técnicos da cooperativa e produtores associados que se inscreveram. As aulas teóricas foram realizadas no Auditório da Matriz Administrativa da Coasa, em Água Santa, e as práticas ocorreram em propriedades rurais da região.

Durante os encontros, foram abordadas estratégias de manejo, sanidade e nutrição, com o objetivo de qualificar a produção e melhorar os índices zootécnicos das fazendas participantes. “O curso foi de muita importância para quem teve a oportunidade de participar. Porque por mais que a gente, como produtor de leite, esteja todo o dia, digamos, numa rotina, sempre tem algo que pode ser ajustado ou melhorado, quem sabe até mudar e, com isso, a gente vai estar produzindo um leite da melhor qualidade possível”, comentou Lucas Dalmina, da filial de Tapejara.
Ao longo do programa, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre colostragem, cura de umbigo e conforto dos animais; cuidados com limpeza, constância e calorias; prevenção e tratamento das principais doenças em bezerras, como a diarreia e a pneumonia; controle de mastite e cultura na fazenda com manejo de ordenha. “O curso disponibilizado pela Coasa, mudou nosso jeito de pensar e agir diante destes temas. Ressaltando que são os detalhes que realmente fazem a diferença”, avaliou Rudinei Bonora, produtor associado na unidade de Água Santa.


O treinamento contou com a participação de técnicos da cooperativa e de especialistas do setor, proporcionando troca de experiências e atualização sobre as melhores práticas do mercado. Ao todo, participaram 37 pessoas que compreenderam o treinamento como uma oportunidade de melhorar o trabalho realizado no campo.
“Eu e minha esposa participamos do treinamento que agregou muito valor para a nossa propriedade, nós conseguimos trazer muito conhecimento para casa. E as mudanças aqui já começaram. Na parte de criação das terneiras, mudamos um pouquinho desde o nascimento, com a pesagem e anotação dos pesos. Porque a gente sempre pesava, mas nunca levava as coisas anotadas. Na dieta também foi mudado bastante, tudo agregando valor na qualidade, contou o produtor Fabrício Rigo, da unidade de Laranjeira, em Marau.
Para a Coasa, capacitações como a Academia Gerir fortalecem o desenvolvimento dos associados, oferecendo informação qualificada para embasar a tomada de decisão e promover maior eficiência na atividade leiteira. “Nossos associados compreenderam o que podem fazer de melhor, sempre pensando em produção, resultado, viabilidade financeira, longevidade e rentabilidade de suas propriedades”, afirmou Ivane Martini, coordenadora do Departamento de Produção Animal da Coasa.

