23, maio, 2025
InícioEventosCoasa promove formatura de duas turmas do curso de Homeopatia

Coasa promove formatura de duas turmas do curso de Homeopatia

Foi realizada, na quinta-feira (22), a cerimônia de formatura de duas turmas do Curso Livre em Homeopatia, promovido pela Coasa em parceria com o Instituto de Homeopatia e Terapias Populares, com apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul – Fecoagro/RS. A atividade marcou a conclusão de um ciclo de formação que uniu agricultura, saúde e cuidado com o meio rural, reunindo colaboradoras e associadas(os) de diferentes municípios.

Com início em fevereiro de 2024, o curso teve duração de 15 meses, totalizando 198 horas de aulas. A formação foi dividida em dois grupos: uma turma com aulas no Auditório da Coasa, em Água Santa, e outra no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muliterno – entidade apoiadora do curso, que viabilizou sua sede para parte das aulas, sendo que, neste município, também foram desenvolvidas atividades no Centro de Convivência José Girardello.

Os encontros foram conduzidos pela professora Fernanda de Queiroz Miranda, que compartilhou conteúdos sobre os fundamentos da Homeopatia e suas aplicações práticas no cuidado humano, animal e vegetal. A grade curricular foi composta por 11 módulos, abordando desde os primeiros registros da Homeopatia até temas como formas de utilização; uso em humanos, animais e vegetais; possibilidades de inserção nas propriedades rurais e no ambiente familiar. “Estamos difundindo, disseminando a Homeopatia como uma ciência de cura, que enxerga os indivíduos de forma integral, tratando cada ser como um todo”, destacou ela.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, realizada no Clube Social Aguassantense, o presidente, Orildo Germano Belegante, afirmou que o principal objetivo do curso foi capacitar pessoas para o uso da Homeopatia como ferramenta de autocuidado e cuidado familiar. “Foi um aprendizado muito rico para construir uma saúde melhor, uma alimentação melhor e ter uma vida melhor. Me alegra muito que a Coasa está propiciando com que as pessoas que fazem parte da cooperativa tenham uma vida melhor a partir da ação que elas também desenvolvem, da iniciativa delas em querer participar, em querer se entregar, em querer realmente aprender coisas novas”.

“O curso de Homeopatia para mim foi muito importante pois com ela, podemos tratar as pessoas, tratar os animais e as plantas. A Homeopatia é uma alternativa de cura”, contou Rosemari Teresinha de Souza, da unidade de Água Santa. Fabrício Rigo, de Marau, revelou que a Homeopatia tem sido um fator fundamental em sua família. “A gente vem usando não só em nós, seres humanos, mas na parte de agricultura e na produção de leite, onde a gente começou aos poucos e está vendo os resultados”.  Silvia Mazetto Chiarello, de Ciríaco, fala da alegria de ser homeopata popular. “Que possamos contribuir para a sociedade em geral no uso da Homeopatia, disseminar essa técnica no ambiente humano, animal e no vegetal”.

No município de Água Santa, a trajetória da Homeopatia foi iniciada pela Emater/RS, que trouxe essa terapia integrativa para debate. Já na cooperativa, ainda em 2022 doze associadas e pessoas vinculadas à Coasa participaram de uma formação sobre o tema, no município de Sananduva. Esses primeiros movimentos serviram de base para a ampliação da prática homeopática na região e motivou a cooperativa a promover essa formação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS