15, maio, 2025
InícioGeralPelo terceiro ano consecutivo, jovem casquense representa o Rio Grande do Sul...

Pelo terceiro ano consecutivo, jovem casquense representa o Rio Grande do Sul em evento do Governo da Região do Vêneto

Entre os dias 6 e 9 de maio, a jovem casquense Aline Nizzola Berton participou, como representante do Estado do Rio Grande do Sul – considerada a oitava província do Vêneto – do Meeting del Coordinamento Giovani Veneti e Giovani Oriundi Veneti residenti all’estero, realizado em Bento Gonçalves. O encontro ocorreu juntamente com a Consulta dei Veneti nel Mondo.

Ambos os eventos foram promovidos pela Região do Vêneto com o objetivo de discutir o Plano Trienal das ações em favor dos vênetos no mundo – neste caso, para o período de 2026 a 2028 —, além de debater o esboço de uma nova Lei Regional. Essa proposta visa unificar e atualizar as três legislações atualmente em vigor sobre ações culturais dessa região italiana e suas federações espalhadas pelo mundo.

O evento contou com a presença de autoridades italianas, como o secretário de Cultura do Vêneto, Cristiano Corazzari; o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese; e o cônsul italiano no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso.

A jovem Aline se destaca por ser falante do Talian e por ter iniciado um projeto de ensino do idioma em Casca, utilizando o espaço do Museu Municipal Albino Busato. Ela também foi responsável pela elaboração da lei que cooficializou o Talian e o Polonês no município.

Além da representante casquense, participaram do Meeting outros três brasileiros — dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná —, uma jovem da Argentina, outra do Canadá e seis jovens da Região do Vêneto, representantes de diversas associações locais. Pelo Rio Grande do Sul, também participou a consultora Naura Bordignon, prefeita de Marau.

A Consulta e o Meeting reúnem representantes de países que mantêm associações dedicadas à preservação da cultura vêneta no exterior, descendentes de imigrantes do norte da Itália oriundos de diferentes fases migratórias. Entre os países participantes, destacam-se África do Sul, Canadá, Uruguai, Argentina, Suíça, Austrália e Brasil, entre outros. O evento é organizado anualmente pela Região do Vêneto, cuja capital é Veneza.

A semana foi marcada por intensas trocas culturais e debates sobre a valorização da história da imigração, a manutenção de projetos voltados até a quinta geração de descendentes e o incentivo à cultura, à língua e ao empreendedorismo, mantendo vivos os laços com a Região do Vêneto.

Neste ano em que se comemoram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves foi escolhida como sede do evento também por receber, no mesmo período, a feira Wine South America, da qual o grupo participou.

O encerramento da programação ocorreu em Monte Belo do Sul, com a realização da Giornata dei Veneti nel Mondo, que contou com apresentações culturais e a entrega do Prêmio Eccellenza Veneta a quatro agentes culturais das comunidades vênetas no mundo, reconhecidos por suas contribuições científicas, sociais, culturais ou institucionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS