O fim de semana foi marcado por muita cultura e tradicionalismo com XI Rodeio Nacional. Realizado pelo CTG laço da Amizade com apoio do Poder Público, o evento aconteceu entre os dias 24 e 27 de abril e reuniu participantes vindos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para disputar as provas campeiras, somando 154 entidades. Segundo os organizadores, foram mais de dez regiões tradicionalistas presentes e mais de mil laçadores competindo.

A parte artística foi emocionante, com a primeira edição do Laço em Versos, que contou com 126 declamadores inscritos de diferentes regiões tradicionalistas e artistas vindos também do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


Nas Danças Tradicionais, dez entidades participaram, representando as cidades de Passo Fundo, Carazinho e Tapejara, que pertencem à 7ª Região Tradicionalista, Serafina Corrêa e Guaporé, que pertencem à 11ª RT, e Lagoa Vermelha, representando a 8ª RT, totalizando 27 grupos, nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana. Cerca de 800 pessoas passaram pelo palco onde ocorreram as apresentações.
Ao longo do fim de semana, milhares de pessoas passaram pelo Parque Arcido Perin e prestigiaram o evento, que, segundo os organizadores, foi um dos maiores rodeios já realizados em Casca.
O Poder Público, através do prefeito Jurandi Perin, parabeniza a patronagem do CTG laço da Amizade e todos os responsáveis pela realização do XI Rodeio Nacional. “Foi um grande evento que nos orgulha muito. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou.
I ENCONTRO DE GAITEIROS REUNIU 52 PARTICIPANTES
Além das competições artísticas e campeiras, a programação do XI Rodeio Nacional contou ainda com o 1° Encontro Regional de Gaiteiros de Casca, do qual participaram 52 gaiteiros vindos de diferentes cidades da região, como Nova Prata, Caxias do Sul, Almirante Tamandaré do Sul, Vila Maria, Casca, entre outras.

O evento teve palestra do gaiteiro, professor e colecionador Piquetero Rodrigues, bem como com apresentação de todos os gaiteiros de forma coletiva e, depois, individual, além de um jantar promovido pelo CTG Laço da Amizade. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas.

