Neste ano, o Rio Grande do Sul celebra os 150 anos da imigração italiana no Estado. Conforme registros históricos, foi em 1875 que os primeiros imigrantes italianos desembarcaram em terras gaúchas, estabelecendo-se em Nova Milano – atual distrito do município de Farroupilha.

O primeiro ciclo migratório, ocorrido entre 1875 e 1914, trouxe aproximadamente 84 mil italianos ao Estado, a maioria oriunda das regiões da Lombardia, Vêneto e Tirol. Movidos pela esperança de uma vida melhor, eles contribuíram de forma decisiva para a formação cultural, econômica e social do Rio Grande do Sul.
Para marcar essa data histórica, o município de Casca – cuja população é majoritariamente descendente de italianos – promoverá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a palestra “Olhos além do mar – A figura da mulher migrante na história da emigração italiana”, com a historiadora e pesquisadora Dra. Giorgia Miazzo.
O evento será realizado no dia 12 de maio, e as inscrições já estão abertas. Os interessados podem se inscrever clicando aqui. Confira a programação:
– 19 horas: Abertura com o Coral Passione Di Cantare;
– 19h20min: Palestra com a Dra. Giorgia Miazzo, pesquisadora italiana;
– 20h45min: Mesa redonda com autores locais;
– 21h15min: Contraternização.
Haverá certificado de participação. O evento tem apoio da ACIC.