As atividades do Cultivando Legados, novo programa da Coasa, implementado neste ano, teve início nesta quinta-feira (24). A ação, desenvolvida através do Fundo Social do Sescoop, é focada em jovens com idade entre 18 e 35 anos, faixa etária que cresce entre os sócios da cooperativa, formando uma nova geração de associados. A formação continuada propõe um cronograma de aulas teóricas e práticas. Promover a agricultura sustentável, proporcionar formação com qualidade e incentivar o uso sustentável dos ecossistemas terrestres são os grandes pilares deste projeto.

O Programa Cultivando Legados terá aulas uma vez por mês, no turno da manhã, na Sede Administrativa da cooperativa. Essas aulas estão divididas em cinco módulos, sendo que o primeiro foi sobre gestão financeira e econômica, com Juliana Pescara.


“Vamos trabalhar assuntos como liderança, empreendedorismo, gestão, inovação e práticas de manejos de cuidado com o solo, informações que possam contribuir para a gestão da atividade rural, para que eles possam aplicar nas propriedades junto com as suas famílias, cultivando o legado familiar”, explicou Aline Perozzo Bacega, superintendente administrativa da Coasa.
O programa é totalmente gratuito para os participantes. “É um projeto novo, que tem todo o nosso envolvimento e o nosso coração, porque a gente sabe que o público desse projeto vai receber um conteúdo que é muito rico em informação e temos a certeza que vai contribuir para fortalecer a atuação deles nas propriedades rurais”, antecipa Aline.
Ainda para os jovens, neste ano de 2025 a Coasa vai promover atividades em três escolas da região de Água Santa, com palestras para estudantes do Ensino Médio. Para a segunda quinzena de setembro, está previsto um evento, no estilo encontro de jovens, que vai envolver os participantes do programa e será aberto à comunidade. A linha de trabalho terá, também, práticas de agricultura sustentável, especialmente de cuidado com o solo.
Na percepção da diretoria da Coasa, os jovens são a energia que precisamos para seguir trilhando o caminho da sustentabilidade e o Programa Cultivando Legados visa empoderar as novas gerações com o conhecimento e as ferramentas necessárias para isso. É a partir da valorização do cuidado com a terra e da disseminação de sabedorias sobre as boas práticas com a vida terrestre que será garantida a continuação da produção de alimentos, esse é o ponto de partida para que se cultivem legados.