Pelo terceiro ano consecutivo, a Coasa reforça o seu comprometimento com a sustentabilidade e com uma prática que exalta a intercooperação. No dia 31 de março, a cooperativa recebeu o certificado que assegura a renovação do uso do Selo de Energia Renovável. O reconhecimento foi concedido por meio de avaliação e certificação realizada pela Coprel, cooperativa de eletrificação sediada em Ibirubá e com abrangência regional.

O selo evidencia que a Coasa utiliza energia limpa em suas atividades proveniente de fontes renováveis e incentivadas. Essa energia é gerada a partir de usinas hidrelétricas de baixo impacto ambiental, eólicas e solares. O certificado garante que a prática contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, promovendo a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE). No período de janeiro a dezembro de 2024 a redução da emissão desses gases foi de 141,246 toneladas de dióxido de carbono (tCO2). A tonelagem é mais que o dobro do montante reduzido na última certificação, que foi de 69 toneladas, em 2023.
O cálculo foi realizado com base no relatório do GHG Protocol, regulado pela Fundação Getúlio Vargas, que utiliza métodos e diretrizes padronizadas globais para medir e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa. O protocolo possui validade internacional e toma por base a emissão de GEE para atendimento da carga no SIN.
Nove unidades contempladas com a geração de energia renovável
A Coasa possui autoprodução de energia por painéis fotovoltaicos na Sede Administrativa, no Supermercado Coasa e na Unidade de Recebimento de Grãos do Engenho Grande em Água Santa; e nas Unidades de Recebimento de Grãos de Camargo, Caseiros, David Canabarro, Lagoa Vermelha, Marau (Laranjeiras) e Santo Antônio do Palma. Além disso, a cooperativa compra energia do Mercado Livre de Energia para as Unidades de Recebimento de Grãos de Água Santa (Saída para Tapejara), Casca, Gentil, Lagoa Vermelha, Santa Cecília do Sul e de São José do Ouro.

