13, abr, 2025
InícioSaúdeSecretaria da Saúde reforça vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do...

Secretaria da Saúde reforça vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza nesta semana a distribuição de cerca de 65 mil doses de vacinas contra a covid-19 para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Cabe a cada uma das 18 regionais distribuir as doses para os municípios da sua área de abrangência. Ao todo, estão sendo enviadas 22.695 doses da vacina do laboratório Moderna e outras 42.230 doses da vacina Pfizer Baby, esta última destinada a crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

Além das crianças, são públicos elegíveis para a vacinação de rotina contra o coronavírus os idosos (pessoas com 60 anos ou mais), que devem fazer uma dose a cada seis meses, e as gestantes (uma dose a cada gestação).

A imunização contra a covid-19 conta ainda com a seleção de grupos especiais. Alguns devem fazer uma dose anual, como os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e indígenas. Imunocomprometidos (a partir dos seis meses de idade) devem fazer três doses como esquema primário (se nunca foram vacinados) e duas doses anuais.

Para a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Passo Fundo, serão encviadas 385 doses da Moderna e 3.500 da Pfizer Baby.

Vacinação contra a gripe

Além das doses das vacinas contra a covid-19, a SES também está distribuindo nesta semana 903 mil doses de vacinas contra a influenza (gripe). A pessoa que for ao posto pode fazer as duas vacinas concomitantemente.

Estratégia de vacinação contra covid-19

Vacinação de rotina

Crianças de seis meses a menores de cinco anos: vacina Moderna: duas doses (intervalo de quatro semanas após a primeira). Vacina Pfizer: três doses (segunda, com intervalo de quatro semanas após a primeira, e a terceira, oito semanas após a segunda).

Idosos: uma dose a cada seis meses.

Gestantes: a cada gestação (em qualquer período gestacional).

Vacinação especial

Grupos especiais (a partir de cinco anos de idade): uma dose anual para pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

– Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses.

A relação completa dos esquemas e grupos da estratégia nacional de vacinação pode ser consultada no site do Ministério da Saúde. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS