03, abr, 2025
InícioEventos7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visita...

7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem programação com visita técnica em Casca

De 08 a 10 de abril, Bento Gonçalves receberá a 7ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Promovido anualmente, o evento é uma vitrine do país para apresentação do que é produzido em biogás e biometano, sendo realizado de forma itinerante nos estados do Sul do Brasil (RS, SC e PR).

A programação inclui painéis, Espaço de Negócios, Momento Startups e a entrega do Prêmio Melhores do Biogás, além das visitas técnicas a propriedades rurais e indústrias gaúchas que transformam resíduos da produção animal, resíduos urbanos e industriais em biogás, gerando energia elétrica, biometano e fertilizantes. Em Casca, a visita acontecerá na Granja Mezzomo.

Todas as visitas será guiadas, com apresentação técnica às instalações. Os participantes poderão sanar dúvidas sobre os projetos, aplicações, inovações aplicadas e resultados. O evento é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás (PR), pela Embrapa Suínos e Aves (SC) e pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (RS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Conheça os roteiros de visitas técnicas:

ROTEIRO 1

Granja Ceccato | em Vila Flores – É uma propriedade de produção de suínos, em que o biogás é obtido a partir dos dejetos, desde 2005, e, atualmente, utilizado na geração de energia elétrica. Uma parte do digestato vai para a fertirrigação de lavouras próprias e outra parte é matéria-prima na indústria de fertilizantes. A propriedade rural tem produção integrada de suínos com a empresa JBS, sendo que uma das granjas é de suínos em terminação, com 3,6 mil animais alojados, e outra produz leitões (cerca de 2,6 mil matrizes).

Granja Mezzomo | em Casca – A unidade produtora de leitões desmamados (UPLD) com capacidade de 3 mil matrizes alojadas, funciona integrada ao grupo JBS. Os dejetos dos animais são tratados por biodigestores, e o digestato vai para a fertirrigação, o que viabiliza o licenciamento ambiental da propriedade rural. O visitante poderá conhecer o projeto que está em desenvolvimento para produção de energia elétrica a partir de uma usina com gerador a biogás.

N&N Cecchin | em Ibiraiaras – A propriedade rural tem 300 animais, sendo 130 vacas em ordenha. Os dejetos animais servem de matéria-prima para produção de energia elétrica por meio da conversão em biogás. O digestato, após passar pelo biodigestor, é reciclado na fertirrigação de lavouras de 12 hectares.

ROTEIRO 2

Unidade de Valorização Sustentável (UVS) | em Minas do Leão – A Unidade de Valorização Sustentável (UVS) Minas do Leão da CRVR fica localizada em cidade de mesmo nome.

ROTEIRO 3

Folhito | em Estrela – A planta industrial da Folhito faz o tratamento de resíduos orgânicos agroindustriais, agrosilvopastoris e da indústria alimentícia, baseado em um modelo conjugado que utiliza compostagem e biodigestão anaeróbia, transformando passivos ambientais em insumos agrícolas e energia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS