Na 11ª Sessão Ordinária, realizada na noite de segunda-feira (17), no Plenário Arnaldo Zambon, os vereadores casquenses aprovaram, por unanimidade, a Moção de Aplauso nº 03/2024, de autoria da vereadora Simone Variani, que homenageia a Escola Municipal de Ensino Fundamental Homero Lima pelo aniversário de 37 anos.

A instituição foi criada pelo Decreto Municipal nº 1.161/94, de 12 de março de 1988, quando também foi fundado o Centro Municipal de Assistência Monsenhor João Benvegnu. Posteriormente, foi criada a Casa da Criança Homero Lima, a partir do Decreto Municipal nº 1.187, com o objetivo de atender as crianças não apenas com ensino, mas também com serviços de assistência à saúde. A unificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Marechal Floriano Peixoto com a Casa da Criança aconteceu por meio da Lei Municipal nº 1.578/99, de 25 de novembro de 1999, e foi editada em janeiro de 2000, permitindo também a mudança de nome para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Homero Lima.
Atualmente, a escola atende cerca de 379 crianças, com idades que vão desde 4 meses até o final do 4º ano do Ensino Fundamental. Os alunos são atendidos no turno integral, das 7h às 18h, com até 5 refeições diárias, conforme a faixa etária. Visando a formação integral dos alunos, aqueles que permanecem na escola em tempo integral, além das aulas curriculares, participam de oficinas de valores, leitura, jogos pedagógicos, música, teatro, arte e reforço escolar. A escola também oferece cuidados nutricionais, fonoaudiólogos e atendimento psicológico. As crianças recebem atenção por até 11 horas diárias, contemplando tanto o cuidar quanto o educar.
Ao final da sessão, todos os vereadores realizaram a entrega da moção à diretora da escola, Maria Martello, e aos membros da Escola Homero Lima, que acompanharam a sessão ordinária.