03, abr, 2025
InícioAgriculturaMunicípio de Muliterno declara Situação de Emergência devido à estiagem severa

Município de Muliterno declara Situação de Emergência devido à estiagem severa

Diante dos severos impactos da estiagem enfrentados pelo município de Muliterno, o prefeito Cleucir Vidi publicou o Decreto nº 1.191, de 28 de fevereiro de 2025, declarando Situação de Emergência Nível I. A medida levou em conta os laudos técnicos emitidos pelo setor ambiental, bem como pela EMATER e pela Secretaria da Assistência Social, além do parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Tais laudos e pareceres apontam danos e prejuízos econômicos, impactos na produção agrícola e pecuária, redução de cursos hídricos e da circulação de água nos açudes e poços artesianos, além da dificuldade de acesso à água em moradias e escolas no interior do município.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil enfatiza que as mudanças climáticas representam uma ameaça crescente e que o enfrentamento dos desafios ocasionados por essas mudanças exige iniciativas locais, em parceria com o governo. Ações conjuntas podem minimizar impactos e antecipar medidas para evitar maiores prejuízos, sejam eles econômicos, humanos ou ambientais.

Com a declaração de Situação de Emergência, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem na resposta ao desastre e na reabilitação da normalidade, permitindo também a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para auxiliar a população atingida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS