No sábado (28), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), constatou crimes contra a flora, nos municípios de Marau e Gentil. Após identificar o alerta, emitido pela plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM constatou danos à vegetação nativa em comunidades, no interior dos municípios.
Em Marau, os policiais militares flagraram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 17.400 metros quadrados. Parte do dano ambiental, atingiu área de reserva legal. Ao responsável foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial.
Já no município de Gentil, a equipe do 3º BABM constatou abuso da Licença Ambiental. O responsável apresentou a Licença para o manejo florestal na área, porém, através da análise das imagens emitidas pelo satélite Google Earth e da medição in loco do local, foi identificado que a supressão da vegetação atingiu uma área maior que a autorizada, inclusive causando destruição de uma área de reserva legal.
Ainda, durante a vistoria na propriedade, os policiais militares flagraram quatro Pinheiros-brasileiros (Araucaria angustifolia) secos em meio à mata nativa. Ao se aproximar das árvores, a guarnição identificou furos no tronco, nesses buracos havia resto de um produto químico – prática usada para provocar a morte da árvore. O proprietário da área foi autuado pelo abuso da licença ambiental e também por indícios de causar a morte das araucárias.