26, nov, 2024
InícioGeralPoder Público, profissionais do SUS e entidades homenageiam Irmã Flora em São...

Poder Público, profissionais do SUS e entidades homenageiam Irmã Flora em São Domingos do Sul

O antigo espaço dedicado ao cultivo de hortaliças pela religiosa Irmã Scalabriniana Flora Pinzetta junto ao Hospital de São Domingos dos Sul está sendo revitalizado, servindo ao cultivo de flores e plantas bioativas (medicinais).

O ambiente pretende servir de amostra de algumas plantas bioativas mais comuns para sua identificação, as quais têm apego popular e também científico. O seu uso milenar cada vez mais é redescoberto e tem recebido apoio governamental com política públicas específicas.

Filha de Florentino Pinzetta e Isabela Romani, a Irmã Flora Pinzetta, nome de batismo de Maria Pinzetta, é natural de Casca, tendo nascido em 25 de julho de 1910. Nos seus 57 anos de vida religiosa como Missionária de São Carlos Barromeo Scalabriniana, pautou sua vida por uma intimidade muito grande com o divino, marcada pelo silêncio, pela oração e pela doação de si nos trabalhos domésticos e na horta.

Com a humildade que lhe era característica, colocava-se entre as Irmãs como ‘aquela que serve’. Sentia-se gratificada e feliz no trabalho que realizava, o qual revertia em dons para o sustento da comunidade religiosa, dos doentes e funcionários nos hospitais.

As flores que cultivava tornavam mais acolhedores e bonitos os ambientes e a igreja da comunidade local. As plantas, a terra, os animais e a natureza faziam parte de sua vida, pois passava a maior parte do seu tempo realizando sua Missão nesse contato direto os mesmos e isto a conduzia para uma profunda contemplação e unidade com o criador. Por isso, o espaço será denominado Jardim Irmã Flora.

Um curso de 24 horas/aula foi ministrado pelos Extensionistas da Emater/RS-Ascar Doriana Miotto, Sônia de Oliveira, Antônio César Perin e Marinês Piucco. Participaram enfermeiras, psicólogas, agentes de saúde, dentistas, farmacêuticas, médicas e auxiliares de dentista. Foi uma capacitação continuada com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Domingos do Sul. Os temas versaram sobre identificação de plantas, políticas públicas e princípio ativo de cada planta e autocuidado.

A pedagogia empregada foi na forma de trocas de vivências e experiências, sendo que os próximos passos serão destinados a uma pesquisa feitas pelas Agentes de Saúde junto à população sobre o uso no cotidiano das pessoas. De posse dos dados, haverá capacitação sobre a temática para a população.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS