O município de Muliterno utilizou a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) para o controle do mosquito da dengue. A ação aconteceu no dia 31 de outubro e foi realizada através dos Agentes de Saúde Cícero Longaretti (ACS) e Jocelaine Rodrigues (ACE).
A borrifação residual intradomiciliar (BRI) consiste na aplicação de um inseticida com efeito residual dentro de domicílios, geralmente nas paredes, a fim de eliminar artrópodes que causam prejuízos à saúde pública e que pousam ou descansam nesses locais.
O BRI-Aedes no estado do RS é utilizado como metodologia preventiva, baseada na biologia e na ecologia do *Aedes aegypti*.
A aplicação foi realizada em pontos estratégicos, como a UBS, a Prefeitura, a Mortuária, entre outros.
É dever de todos eliminar focos com água parada, realizando ações simples, como destruir recipientes que possam acumular água, tais como copos plásticos, tampas de refrigerante, sacos abertos e pratos de vasos de plantas.
Ações simples como essas ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso devem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos, e tampar os ralos é outra medida recomendada.