Em Casca, os aplicadores do larvicida BTI, usado no combate ao mosquito borrachudo, receberam informações, as metodologias e datas de aplicação do produto em reunião na quarta-feira, 23 de outubro, na Câmara de Vereadores.
A campanha de combate ao mosquito é realizada anualmente com organização da Emater/Ascar de Casca e apoio do Poder Público, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social e Agricultura e Meio Ambiente.
Além dos aplicadores estiveram presentes o chefe de escritório da Emater/ASCAR de Casca, Maurício Dall’Acqua, a Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Ariele Mariá Taffarel Bresolin, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casca, Gilmar Canossa. Ao fim da reunião, os aplicadores foram até a Emater retirar o produto.
A primeira aplicação do larvicida ocorreu no último sábado, dia 26. As demais aplicações serão feitas nos dias 9 e 23 de novembro. De acordo com a Emater, são aplicadas doses de 30ml a cada 100 metros.
O mosquito Simuliidae, popularmente conhecido como borrachudo, merece atenção. Sua picada pode causar desconforto, além de provocar mal-estar e lesões. O BTI é um produto natural e é aplicado conforme recomendação técnica, não causando danos a peixes, insetos e outros animais.