O Rio Grande do Sul registrou 233,6 mil raios em 24 horas desde o começo da instabilidade ontem até o final da manhã desta sexta-feira, mostra levantamento da MetSul Meteorologia a partir de dados do sensor GLM (Global Lightning Mapper) do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e da NASA.
De acordo com os dados, as áreas do Rio Grande do Sul com maior número de raios entre ontem e hoje foram o Oeste e o Sul do estado, onde a instabilidade teve início na tarde e noite da sexta-feira com chuva forte e temporais de vento e granizo.
A forte instabilidade, que era alertada pela MetSul, decorreu da chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul que encontrou ar mais quente sobre o Sul do Brasil, o que formou as nuvens muito carregadas com grande número de descargas, uma condição comum nesta época do ano.
De acordo com o levantamento da MetSul Meteorologia, onde mais foram registrados raios nas últimas 24 horas foi a área da Lagoa dos Patos, no Leste do estado, onde os sensores captaram 13.188 raios até o final da manhã desta sexta-feira.
Fonte: MetSul Meteorologia