Desde 2014, é realizada anualmente a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), com a finalidade de oferecer ações de educação financeira no país. Diante das diversas atividades realizadas durante a Semana ENEF, o Sistema Sicredi se destaca como a instituição financeira que mais realizou ações de educação financeira nos últimos dois anos no Brasil.
Neste ano, a Sicredi Aliança RS/SC/ES já promoveu 253 ações de educação financeira, impactando 9.450 pessoas em seus três estados de atuação. Durante a Semana ENEF, realizada entre os dias 13 a 15 de maio, foram promovidas 45 ações em Santa Catarina e Espírito Santo, impactando mais de 1,1 mil pessoas. Já no Rio Grande do Sul, por causa da catástrofe climática, a Semana ENEF foi adiada. Por isso, de 9 a 15 de setembro, as agências gaúchas realizam diversas ações da 11ª Semana ENEF.
Com o tema central “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul”, a Sicredi Aliança promoverá palestras e atividades relacionadas à proteção do consumidor no uso de serviços e produtos financeiros, disseminando conhecimento e informações para evitar golpes e fraudes. As ações educativas serão realizadas em diferentes estabelecimentos como escolas, empresas, feiras, associações, agências do Sicredi, entre outras, direcionadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, idosos, empreendedores ou pessoas ligadas ao agronegócio.
Para o presidente da Sicredi Aliança, Ivo Miri Brugnera, apesar da necessidade de adiamento da Semana ENEF em solo gaúcho, não restam dúvidas que será um período de grande aprendizado. “Estamos comprometidos em oferecer um conteúdo enriquecedor e acessível, que ajudará nossos associados e a comunidade a desenvolver habilidades essenciais para uma gestão financeira mais eficaz. Acreditamos que a educação financeira é um pilar fundamental para o crescimento pessoal e coletivo e compartilhar esse conhecimento ajuda a construir uma sociedade mais próspera para todos”, afirma Brugnera.
No município de Casca, uma palestra alusiva ao tema foi realizada no auditório da Casa da Cultura para 115 alunos da Escola Estadual Wilson Luiz Maccarini. A atividade aconteceu em dois encontros, com a 2ª e a 3ª série do Ensino Médio.
Plataforma Sicredi na Comunidade: Integrando as iniciativas relacionadas à Semana ENEF realizadas em maio, o Sicredi lançou novos cursos de fomento à educação financeira. O ambiente virtual disponibiliza, de forma gratuita, oito cursos educacionais, além de um diagnóstico de saúde financeira para os associados. Além disso, o espaço concentra diversas informações sobre o tema, como cursos, tutoriais em vídeo e e-books. Para os associados do Sicredi, também está disponível um diagnóstico sobre a saúde financeira por meio do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).