O governo do Estado lançou nesta sexta-feira (6) o informativo Plano Rio Grande Na Tua Mão. O material passa a ser divulgado semanalmente pelos canais oficiais do governo no WhatsApp e no Instagram e faz parte da campanha Plano Rio Grande em ação, pensada para aumentar a compreensão da comunidade sobre o programa criado para reconstruir o Rio Grande do Sul após as enchentes de abril e maio.
Todas as sextas-feiras, o Plano Rio Grande Na Tua Mão trará, de forma rápida e interativa, os principais destaques relacionados ao programa. O informativo oferece um resumo dos temas abordados e, com um simples clique, o leitor pode acessar conteúdos mais detalhados e notícias completas.
O informativo integra o Plano Rio Grande em Ação, planejado pela Secretaria de Comunicação (Secom) para aumentar a visibilidade do Plano Rio Grande, que visa à reconstrução e à recuperação do Estado. A campanha inclui o uso das redes sociais do governo, peças publicitárias e o Departamento de Jornalismo.
Entre as iniciativas voltadas para redes sociais, estão em desenvolvimento conteúdos informativos que explicam o Plano Rio Grande, destacam as entregas realizadas e mostram o impacto do programa na vida das pessoas afetadas pelas enchentes. Uma delas é o Minuto do Plano Rio Grande, que trará vídeos de até um minuto com informações essenciais sobre o programa de reconstrução. O Departamento de Jornalismo tem o papel de potencializar todas as iniciativas, em um esforço conjunto com os departamentos de Redes Sociais e de Publicidade e Propaganda.
“Com essas ações, queremos mostrar à sociedade que o Plano Rio Grande, do governo de Eduardo Leite, é o caminho para reconstruir o Estado. Trata-se de um planejamento de longo prazo que transcenderá mandatos, e, para seu sucesso, é fundamental o engajamento da sociedade e seu entendimento como parte essencial do processo”, declarou o secretário de Comunicação, Caio Tomazeli.
– Link para para o Na Tua Mão – 1ª edição
PLANO RIO GRANDE
O Plano Rio Grande atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.