21, nov, 2024
InícioPrevisão do TempoMetSul projeta alta probabilidade de ocorrência de neve para as áreas de...

MetSul projeta alta probabilidade de ocorrência de neve para as áreas de maior altitude do Sul do Brasil

Neve é a previsão da MetSul Meteorologia para este fim de semana em áreas de maior altitude do Sul do Brasil, com ocorrências do fenômeno indicadas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Existe uma baixa chance para o Planalto de Palmas, no Paraná, de acordo com a análise do instituto.

Uma massa de ar frio ingressou na sexta-feira no Rio Grande do Sul e avançou para Norte, cobrindo toda a Região Sul durante o fim de semana, com muito baixa temperatura. A instabilidade que se prevê, acompanhando o ar frio, deve favorecer a ocorrência de neve.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam a maior probabilidade de neve até agora neste ano e a chance é muito alta nos municípios de maior altitude do Sul do país, notadamente do Planalto Sul Catarinense.

Nevou no começo deste mês na região de São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS), mas, confirmando-se os dados dos modelos, a precipitação desta vez tende a ser mais ampla e mais forte nestas regiões, que são as de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mesmo a possibilidade de a neve acumular não pode ser descartada neste evento do fim de semana. A possibilidade é maior no Planalto Sul Catarinense, tanto nos municípios da região quanto no Morro da Igreja (1800 metros de altitude) ou no Morro das Antenas de Urupema.

Pode parecer surpreendente que neve no fim do inverno meteorológico (trimestre de junho a agosto), mas a história está repleta de exemplos de ocorrências do fenômeno na segunda metade de agosto, inclusive alguns bastante expressivos.

A maior nevada deste século até agora no Rio Grande do Sul, por exemplo, em 2013, se deu no fim de agosto, com acumulados em dezenas de cidades do Rio Grande do Sul, na Serra e nos Campos de Cima da Serra. No evento do fim de agosto de 2013, Gramado ficou branca como não ocorria desde julho de 1994.

Os dados indicam chance de neve no fim do sábado, no domingo e ainda no começo da segunda, logo em três dias do calendário, o que a história mostra ser pouco comum na climatologia regional. Ocorreu em junho de 2021 e antes em julho de 2000, naquela grande onda de frio de 24 anos atrás.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS