Nesta terça-feira (20), a Polícia Civil, por meio da Força-Tarefa Cyber do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), cumpriu várias ordens judiciais no combate a fraudes, golpes e atentados aos serviços de utilidade pública, ocorridos durante o período de calamidade no Estado.
Esta é a fase VII, chamada Tanque d’água, a qual foi deflagrada no Estado de SP, tendo sido presos dois indivíduos por prisão temporária, responsáveis por falsas páginas de venda de água através caminhões-pipa.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em locais de interesse da investigação, todos na capital paulista.
O falso serviço, apesar de existirem registros de vítimas em todo o Brasil, teve seu ápice durante o período de enchentes, que assolou o Rio Grande do Sul, haja vista a escassez de água durante o mês de maio, fato que foi amplamente explorado pelo grupo criminoso.
As vítimas eram atraídas pelo baixo valor dos serviços, contratando os supostos caminhões-pipa, todavia não recebiam pelo contratado, o que gerou diversos registros de ocorrências.
Com as ações, a Polícia Civil ratifica o compromisso de desenvolver investigações criminais qualificadas, objetivando a máxima responsabilização criminal de todos os envolvidos.