Pela primeira vez em sua história, o município de Vanini deverá ter três candidatos a prefeito. As convenções partidárias foram realizadas entre quinta e sexta-feira e lançaram os pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.
O pré-candidato a prefeito pela situação é o atual vice-prefeito, Ereneu Bogoni (MDB), tendo Marlice Kaffer (PSB) como pré-candidata a vice-prefeita. A coligação “Vanini no rumo certo!” conta com o apoio do PDT e 9 candidatos a vereador, todos pelo PSB.
O partido Progressistas definiu em sua convenção que o ex-prefeito Alceu Castelli é o seu pré-candidato a prefeito, tendo Gelson Tibola como pré-candidato a vice. A sigla lançou 10 candidatos para o cargo de vereador.
Por fim, em sua convenção, o PL definiu o nome de Rogerio Luiz Kich como pré-candidato a prefeito e Vilmar Battistello como pré-candidato a vice-prefeito. O partido também lançou 8 candidatos a vereador.
A campanha eleitoral iniciará oficialmente no dia 16 de agosto. Até essa data, os pré-candidatos possuem algumas vedações, como, por exemplo, não poder pedir voto.