A maioria dos partidos políticos aptos a participarem do pleito já definiu as datas das convenções. A convenção é o instrumento legal que define os rumos do partido nas eleições, autorizando ou não coligações e definindo o lançamento de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.
As primeiras convenções estão marcadas para o sábado, dia 3 de agosto, na Câmara de Vereadores. O PSB reunirá os filiados das 9h30 às 11h30min e a Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV), às 16 horas.
Já no dia 4, domingo, acontecem três convenções. O PL marcou a reunião para as 15h30min, com encerramento às 17 horas, no Sítio Colett. Das 15h às 18h, o Progressistas realiza a sua convenção na Câmara dos Vereadores. Por fim, o MDB se reúne a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores.
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.