Desde o mês de junho, a Coasa está promovendo um circuito de palestras voltado para associados e sua equipe técnica, abrangendo tanto a matriz quanto as filiais. Estes eventos são desenvolvidos com empresas parceiras da cooperativa e visam promover conhecimento e levar informações atualizadas ao quadro social e aos colaboradores do departamento técnico.
Em Água Santa, foram dois momentos. No primeiro, ainda em junho, aconteceu a palestra da engenheira agrônoma Heloisa Schmitz, que faz parte do setor de desenvolvimento de mercado da Bioagreen. Na oportunidade, ela falou sobre a importância do manejo outonal. Essa palestra também foi realizada em São José do Ouro, no dia 17/07, e em Caseiros, no dia 18/07. Ainda em Água Santa, o segundo momento, no dia 16/07, em parceria com a Corteva, foi trabalhado quando e como fazer o controle das plantas daninhas de forma a se obter um melhor resultado e apresentada a plataforma Enlist.
Em Camargo, no dia 11/07, o evento foi uma parceria com a Agroceres, ocasião em que o técnico regional, Emerson Passa Schaefer, fez a apresentação do portfólio de sementes de milhos da marca. As unidades de Tapejara e Santa Cecília do Sul estiveram reunidas no dia 09/07 e a filial de David Canabarro, no dia 04/07, todas elas com a Dimicron, quando Adrian Figueiredo abordou o Projeto Construindo Plantas, com objetivo de melhorar a eficiência de cada planta a partir da análise do vigor da semente. Esse projeto também foi apresentado por Figueiredo para os técnicos de Mato Castelhano, no dia 27/06. Na mesma data, Saulo Dall Asen, da Syngenta, conversou sobre as técnicas de proteção de plantas para a cultura do milho.
O circuito de palestras tem continuidade nas próximas semanas, nas demais unidades da cooperativa. Entre os próximos eventos está um treinamento com a Bayer, no dia 30/07, em Água Santa. Essa iniciativa do circuito de palestras reflete o compromisso da Coasa com o desenvolvimento dos associados e da equipe técnica, reconhecendo a importância do conhecimento para melhorar a boa produtividade das lavouras dos associados.