A IX Seara Fandangueira, realizada no CTG Laço da Amizade de Casca no último sábado (20), teve como tema Os Charqueadores. A apresentação dos posteiros contou a trajetória dos charqueadores, desde a caça do gado até a evolução do charque e a criação das estâncias charqueadoras no Rio Grande do Sul.
A escolha do tema se deu pela relevância que as charqueadas tiveram para o fomento da política, do comércio e da cultura do Estado e do Brasil. Os estancieiros da época do auge do charque construíram seus casarões com suas baronesas influenciados pelo luxo e glamour vindos da Europa, inclusive na dança que se mesclou com a cultura regionalista. Essa trajetória foi evidenciada pelos Posteiros em sua apresentação artística composta por três coreografias sob responsabilidade de Jonatan Zambon Muller.
Os Posteiros Daniele Benvegnú e Alan Martins das Chagas, Géssica Dalponte e Alexsandro Dalmolin, Samara Stocco Cadore e Charles Cadore, Sandra Novello e Cristiano Lemes da Silva, Taciane Spolti e Josemar Politta, Vanessa Possebon Trichez e Cesar Trichez agradecem a presença de todos no grande evento, que contou com churrasco servido na mesa, deliciosas sobremesas e animação de Os Serranos, grupo tradicionalista que ao longo dos seus 55 anos mantém viva a chama da tradição.
Os novos Posteiros indicados para darem continuidade a este belo evento do tradicionalismo gaúcho são Eder Provensi e Andreza Provensi, Eunildo Viccari e Sandra Luiza Benedeti Viccari, Gustavo Tremarin e Mariana Gallo, Odinei de Carli e Carina Bianchin de Carli, Romeu Piccini e Elaine Bolsoni, Tancredo Centenaro e Eliane Centenaro.