Realizado entre os dias 15 e 17 de julho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Casca, o Curso NR 31 ofereceu aos participantes conhecimentos essenciais sobre as normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.
A qualificação foi ofertada gratuitamente pelo STR de Casca em colaboração com o Senar-RS, sendo conduzida pelo instrutor Horlando Pase.
Segundo a organização, os participantes saíram do curso com habilidades práticas em identificação e avaliação de riscos, medidas de proteção coletiva e individual, primeiros socorros, prevenção de acidentes, além de normas de higiene e bem-estar no trabalho rural. A formação também orientou os participantes sobre o manuseio seguro de máquinas e ferramentas agrícolas e boas práticas de saúde no ambiente de trabalho.
“A segurança no trabalho rural é uma prioridade que não podemos ignorar. Este curso é uma iniciativa do sindicato e do Senar para garantir que os trabalhadores rurais retornem para casa seguros todos os dias, equipados com o conhecimento necessário para que possam se proteger e também proteger todos que trabalham na propriedade”, afirma o presidente do sindicato, Gilmar Canozza.