O Estado ingressou em um período de instabilidade que trará chuva para o estado por muitos dias seguidos, esperando-se precipitação ao menos em parte do território gaúcho todos os dias até o começo da semana que vem.
A mudança do tempo ocorre pelo ingresso de ar quente em altitude que encontra ar mais frio ao Sul, formando nuvens e trazendo instabilidade para o Rio Grande do Sul após várias jornadas de tempo firme e gelado.
A partir desta quinta, o território gaúcho vai estar na zona de transição entre ar mais frio ao Sul e ar mais quente ao Norte, o que trará enorme diferença de temperatura entre o Sul do estado, com frio, e Norte gaúcho, sob ar mais quente.
Na sexta, a instabilidade alcança a maioria das regiões, com exceção de localidades perto da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul. No fim de semana, o tempo firme predomina no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. Entretanto, no Norte e no Nordeste, haverá ainda maior nebulosidade, com chance de chuva e garoa em cidades como da Grande Porto Alegre, dos Vales, da Serra, do Litoral Norte, dos Aparados da Serra, do Leste do Planalto Médio e do Alto Uruguai.
A instabilidade deve predominar ainda no começo da semana que vem em cidades do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul, em particular entre a Serra, os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.
Os volumes de chuva indicados não serão muito altos em grande parte das cidades e não trazem preocupação com enchentes. Pontos do Centro e do Nordeste gaúcho podem ter mais chuva, com marcas perto e acima de 50 mm.
Fonte: MetSul Meteorologia