21, nov, 2024
InícioGeralSicredi Aliança RS/SC/ES investe em usina própria de energia solar

Sicredi Aliança RS/SC/ES investe em usina própria de energia solar

Promover transformações positivas nas comunidades onde está presente e fortalecer o modelo de negócio de forma sustentável. Inspirada no posicionamento que norteia as ações de Sustentabilidade do Sistema Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Aliança RS/SC/ES implantou sua usina própria de geração de energia solar. Localizada em Marau (RS), junto à sede Administrativa, o espaço torna a cooperativa autossuficiente em energia elétrica no Estado.

Fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão, a estrutura de 579 placas solares vai abastecer as necessidades de consumo de energia elétrica de todas as agências da cooperativa no Rio Grande do Sul que estão interligadas à rede da RGE. Além disso, dois eletropostos, com dois pontos de carregamento cada, foram instalados em Marau, sendo um deles junto à Sede Administrativa e outro na agência Marau Norte, com fornecimento gratuito de energia para abastecimento de veículos elétricos.  Com capacidade de geração de 36000 kwh por mês, a nova usina ocupa uma área de 5.244 metros quadrados.

Com mais de 120 mil associados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, a cooperativa também estimula a geração de energia por meio de uma linha de crédito voltada ao financiamento de usinas fotovoltaicas para pessoas físicas ou empresas. Em 2023, foram mais de R$ 114 milhões em crédito para a instalação de novas usinas nos três estados.

De acordo com o diretor Executivo da Sicredi Aliança, Cristiano Piano, para o segundo semestre de 2024 a expectativa é ampliar a oferta de crédito para esta linha, com taxas diferenciadas. “Acreditamos que a produção de energia limpa, além de todos os ganhos ambientais em termos de preservação e os ganhos em termos de economia, ainda promove o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuamos, com estímulo à geração de empregos e renda nas comunidades”, destaca.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS