A melhor notícia para o Rio Grande do Sul neste momento é não chover: tempo firme. Grande parte da população gaúcha, incluindo a maioria das localidades que sofrem ou sofreram com enchentes, terá uma trégua da chuva neste fim de semana e na segunda-feira, o que permite limpar as casas e começar os esforços de reconstrução onde as águas já baixaram.
O sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas nestes três dias. Neste sábado, o céu deve ter momentos de maior nebulosidade na Metade Norte, onde não se descarta chuva isolada e passageira. Nas áreas de divisa com Santa Catarina, do Médio Uruguai aos Aparados, haverá muitas nuvens e choverá em diferentes pontos.
Neste domingo, embora o tempo firme em quase todo o estado, uma baixa pressão na costa pode provocar chuva isolada em pontos da faixa Leste, especialmente na costa, na Região das Lagoas e nos Campos de Cima da Serra.
Já na segunda-feira um centro de alta pressão atmosférica de 1.024 hPa cobre o Rio Grande do Sul e proporciona tempo firme generalizado. Será o dia de tempo mais aberto nesta sequência de jornadas, com tempo firme em várias regiões gaúchas.
O frio prossegue à noite, com mínimas abaixo de 5ºC neste fim de semana e na segunda, na Campanha e na fronteira com o Uruguai. As tardes serão amenas ou frias, conforme a localidade. A capital terá temperatura entre9ºC e 18ºC amanhã e entre 11ºC e 19ºC na segunda.
A MetSul antecipa que entre terça e quinta-feira o estado terá novo evento de instabilidade, com 50 mm a 100 mm na maioria dos locais do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes ocorrem na quarta, no Oeste e no Sul, e na quinta, entre o Norte e o Nordeste do estado, com o avanço de uma frente fria.
Fonte: MetSul Meteorologia