21, nov, 2024
InícioLeia & PenseO ser humano se revela nas tragédias da vida | Leia &...

O ser humano se revela nas tragédias da vida | Leia & Pense

“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram” (Romanos 12:15)

A Bíblia sempre nos surpreende pela sua profundidade e atualidade. Quando a abrimos, é como se estivéssemos lendo as últimas notícias do dia. Isso acontece porque a palavra de Deus é eterna; ela expressa Cristo, o Verbo de Deus que se fez carne.

O texto acima demonstra o modo cristão de viver uma vida plena. Podemos chamar de empatia, uma terminologia ampla que abriga vários sentimentos, mas Paulo, o autor da carta aos Romanos, vai definir como amor. Ficamos com empatia, afinal, a palavra amor perdeu muito de sua conotação original.

A mais recente tragédia no Rio Grande do Sul revela a empatia de milhares de gaúchos que, desde o primeiro momento, mobilizaram-se para salvar as famílias. Pessoas que arriscaram suas vidas em botes ou mesmo a nado para retirar pessoas de suas casas inundadas.

A sociedade civil, organizada ou não, juntou forças para acolher as pessoas, seus animais e os poucos pertences salvos da fúria das águas. É comovente assistir aos relatos dos sobreviventes e o agradecimento diante do que poderia ser uma fatalidade ainda maior, com perdas de vidas.

Porém, as tragédias também revelam o pior do ser humano. Casas estão sendo saqueadas por quem não tem um mínimo de compaixão, golpes sendo aplicados através de PIX, dinheiro que não chegará ao destino, mas engordará as contas dos aproveitadores, políticos e influencers que utilizam a tragédia para ampliar o circo de horrores e fustigar os adversários.

É triste ver a primeira-dama Janja mobilizando o Exército para salvar um cavalo em cima de um telhado e adotando uma cadela como símbolo do salvamento no estado quando centenas de crianças estão sem notícias dos seus pais em abrigos e não foram sequer visitadas.

Nestas horas, um abraço vale mais que muitas palavras. Janja, no entanto, preferiu os likes das fotos com animais em todas as visitas que fez ao Rio Grande. Compreendo a importância de salvar animais, mas existem outras prioridades.

Encerro com a história da foto acima. Alex Basso, agricultor de Caxias do Sul, estava auxiliando com o seu trator na desobstrução de estradas, quando recebeu a visita do filho Miguel. Alex parou o trabalho e repartiu o lanche com o filho. Um gesto que certamente o menino levará para a vida!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS