09, maio, 2024
InícioGeralGato-maracajá é resgatado em Muliterno

Gato-maracajá é resgatado em Muliterno

A Brigada Militar, através da Patrulha Ambiental (Patram) de Lagoa Vermelha, resgatou, na última sexta-feira (26), um Gato-maracajá (Leopardus wiedii), no interior do município de Muliterno.

Um morador ligou para a Patram, informando que havia um gato-do-mato caído na beira da estrada, próximo a sua residência. Os policiais militares chegaram ao local e identificaram o Gato-maracajá, que, provavelmente, tinha sido vítima de atropelamento. Porém, ele não apresentava lesões aparentes.

Cuidadosamente, o felino foi resgatado e encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, onde ficou sob os cuidados dos médicos veterinários.

A espécie se encontra listada como quase ameaçada de extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), por sua ampla distribuição geográfica, sendo encontrada desde a zona costeira do México até o norte do Uruguai e Argentina e em todo o Brasil.

Estima-se que nos próximos 15 anos a população sofrerá um declínio de pelo menos 10%, principalmente pela perda e fragmentação de seu habitat. No Brasil, a espécie já se encontra na lista vermelha (ameaçado) do Estado da Bahia.

Fonte: Comando Ambiental da Brigada Militar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS