Um grande ciclone extratropical na costa da Argentina pode ser visto nas imagens de satélite desta quarta-feira. As imagens mostram ainda uma extensa frente fria associada ao ciclone se estendendo pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Uma massa de ar seco e frio na retaguarda da frente traz tempo aberto na maior parte da Argentina, no Uruguai e no Rio Grande do Sul.
A massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul, impulsionada pelo ciclone, e foi responsável por uma madrugada mais fria no estado gaúcho nesta quarta-feira. As mínima ficaram entre 10ºC e 13ºC em grande parte do interior do estado, sobretudo nas Metades Sul e Oeste, onde o tempo esteve mais aberto nas primeiras horas do dia.
De acordo com os dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as menores temperaturas no Rio Grande do Sul até às 7h desta quarta-feira foram de 11,3ºC em Livramento e Santiago; 11,6ºC em Quaraí; 11,9ºC em São José dos Ausentes; 12,2ºC em Soledade, 12,5ºC em Uruguaiana e Palmeira das Missões e 12,6ºC em Tupanciretã.
O ar seco e frio, além de trazer queda de temperatura, firma o tempo no Rio Grande do Sul. Muitas áreas do estado, sobretudo do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, terão uma quarta-feira com amplos períodos de céu claro ou escassa nebulosidade. Nuvens esparsas ainda aparecem acompanhando o sol no Norte e no Nordeste gaúcho. No fim do dia, quase todo o estado terá céu claro.
O ar mais frio traz um dia bastante agradável. As máximas à tarde nesta quarta-feira vão ficar apenas entre 22ºC e 25ºC na maior parte dos municípios gaúchos. Em algumas cidades, como do Planalto Médio e da Serra, as mínimas ocorrem hoje à noite, quando faz frio. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 17ºC e 24ºC nesta quarta.
Assim como a MetSul Meteorologia já antecipou, as madrugadas mais frias serão as de amanhã, sexta, sábado e domingo, quando grande número de cidades gaúchas anotará mínima ao redor ou mesmo abaixo de 10ºC. Nos Campos de Cima da Serra, na área de São José dos Ausentes, as mínimas tendem a cair abaixo de 5ºC.
Por isso, baixadas dos Campos de Cima da Serra devem ter formação de geada isolada e fraca durante as próximas madrugadas. Serão as primeiras ocorrências de geada deste outono no Rio Grande do Sul, marcado até agora por temperatura acima da média e muito dias de instabilidade. Todos os primeiros dezesseis dias de abril no estado tiveram registro de precipitação em ao menos parte do território gaúcho.
Fonte: MetSul Meteorologia