A chuva ganhou força no começo deste sábado (13), com acumulados expressivos em parte do Rio Grande do Sul. Em poucas horas, choveu mais de 100 mm em algumas localidades. Era uma situação esperada pela MetSul, que alertou para o quadro de vários dias de tempo instável que assola o território gaúcho.
Como se antecipava, os maiores volumes de chuva nas últimas horas se concentraram no Oeste, na fronteira com o Uruguai, na Campanha, no Sul gaúcho e na região da Costa Doce, a Oeste da Lagoa dos Patos.
De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva em 24 horas até o final da manhã deste sábado foram de 107 mm em Dom Pedrito, 76 mm em Uruguaiana, 71 mm em Livramento, 49 mm em Quaraí e 44 mm em Bagé e Camaquã.
A previsão da MetSul Meteorologia indica ainda mais chuva para o Rio Grande do Sul, uma vez que a instabilidade deve persistir até terça-feira e será reforçada por uma área de baixa pressão e a passagem de uma frente fria pelo estado no começo da semana.
Amanhã, outro dia com instabilidade, abundante nebulosidade e chuva na maioria das localidades do Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Não chove o dia todo na maior parte dos municípios, mas pontos isolados podem ter chuva até forte. Embora o tempo instável, em diferentes locais podem ocorrer períodos de melhoria.
Na segunda-feira, a chuva atinge outra vez grande parte do estado. A instabilidade será maior na Metade Oeste, por onde ingressa uma frente fria com risco maior de chuva forte e de alguns temporais isolados. Esta frente se desloca pelo restante do estado na terça-feira, com chuva localmente forte e a possibilidade de alguns temporais.
Fonte: MetSul Meteorologia