29, abr, 2024
InícioGeralFrente fria chega ao Rio Grande do Sul com vento de 140...

Frente fria chega ao Rio Grande do Sul com vento de 140 km/h

A chegada de frente fria formou uma linha de tempestades que cruzou o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta com vendavais por diversas áreas. Um forte jato de baixos níveis antecipou a chegada da frente e garantiu uma madrugada de intenso abafamento, com marcas acima de 30°C.

Uma linha de tempestades, como os modelos antecipavam, se formou de Oeste a Leste do Estado por centenas de quilômetros, se deslocando de Sul para Norte. A temperatura ao redor das 5h da madrugada, segundo medição da rede de estações automáticas do INMET, era de 32,7°C em Campo Bom.

Esse linha de tempestades era formada por nuvens de grande desenvolvimento vertical, com topo frio e alta incidência de raios. O deslocamento foi muito rápido e em cerca de 3 horas a linha avançou da fronteira com o Uruguai até atingir a região central do Estado.

Na medida em que a linha de tempestades foi avançando, a temperatura entrou em declínio, refresco esse que chegou primeiro aos municípios da Metade Sul e Oeste. Por volta das 5h, enquanto fazia 32,7°C em Campo Bom o INMET, registrava-se 17,7°C em Canguçu e em Caçapava do Sul. Uma diferença de 15°C entre a região metropolitana e o sul o Estado.

Entre o fim da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira, os vendavais acompanharam a passagem da frente. As rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em vários municípios, conforme registro da rede de dados do INMET:

– Soledade: 141 km/h;

– Cruz Alta: 140 km/h;

– Rio Grande: 114 km/h;

– Capão do Leão: 110 km/h;

– São Borja: 107 km/h;

– São Luiz Gonzaga: 91 km/h;

– Santa Maria: 91 km/h;

– Canguçu: 90 km/h;

– Porto Alegre: 90 km/h;

– Dom Pedrito: 88 km/h;

– Santana do Livramento: 85 km/h;

– Quaraí: 85 km/h;

– Teutônia: 84 km/h;

– Santa Vitoria do Palmar: 83 km/h;

– Bento Gonçalves: 75 km/h.

Fonte: MetSul Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS